Hoje compartilho um pouco da experiência incrível que foi o projeto #dellannoamilano2024! E onde moda e design tem laços cada vez mais fortes.
Uma semana dedicada ao design a nível mundial, reunindo expressões e talentos de todos os lugares, é expressão e potência criativa que inspira.
Milão é a cidade que reúne estudiosos, marcas, designers e se transforma num espaço de descobertas. Promove seu Made in Italy de forma espetacular, mas igualmente abre espaços para as mais diferentes expressões do design mundial, com profissionais consagrados ou iniciantes, o importante é a espaço para apresentar as ideias e projetos. Tempo de conhecimento, de trocas, de experiências, como um grande laboratório.
Curadorias especiais revelaram os caminhos presente e futuro do design. Espaços construídos nos séculos XVIII, XIX e XX , nos permitiram visita-los em sua beleza de arte e arquitetura consagradas repletos de historias, agora recebem móveis, tapetes, objetos contemporâneos, completamente atuais que se mesclam a esses cenários e compõe novas direções criativas. Cerâmicas, trançados, materiais têxteis, madeira, metal, pedra, vidro e materiais inovadores, em meio a sons, movimentos, texturas e novas composições nos mostrando o grande mosaico criativo que vivemos e precisamos compreender.
Considero uma semana extremante importante de sinalizações, que apresenta seus códigos, muito além das imagens, que ressignifica conceitos e por extensão precisa de estudo para mergulhar além da superfície. A experiencia é 360° seja pelo uso da tecnologia ou pela criatividade expressiva de cada instalação, exposição ou showroom. Tudo é instigante, tudo é energia, tudo é colaborativo.
Cada detalhe é pensado e cada criação tem valor extraordinário.
E a moda? Como fica? A moda, ao meu ver, amplia cada vez mais sua participação. Marcas que pensam projetos desde o desfile para conectar com essa semana em instalações incríveis como foi o caso de Botega Veneta + Studio Le Corbusier + Cassina, ou Loewe que reúne artesãos do mundo para apresentar suas criações e luminárias a Loewe Lamps, e bolsas exclusivas para a marca. Tudo a partir da Fundação Loewe. Ou marcas como Giorgio Armani que, além de podermos caminhar pelo belíssimo Palazzo Orsini, numa viagem de descobertas de novas peças de design + arte de acervo + criações espetaculares de Alta Costura, somados a vídeos da vida deste ícone da moda e suas viagens que estavam diretamente conectadas com a narrativa exposta “Echi dal Mondo”. Sem falar no grande movimento da Gucci Ancora. E tem mais, muito mais, mas contarei em outro momento.
“Materia Natura” foi o tema e grande direção desta edição de 2024. Il Salone e Fuori Salone se consagram como eventos imprescindíveis. E descobrir tudo o que tem no Fiori Salone, nas cinco áreas que se fortalecem a cada ano é desafio a mente e corpo, mas é encantador a cada espaço que descobrimos. Tempo precioso, intenso que mostrou a o grande calor do feito à mão, e o grande valor da tecnologia e do digital. Ambos caminham lado a lado, mas também cruzam caminhos, se conectam e se integram, tendo o humano como centro.
Ideias que invadem nossos sentidos e sentimentos!
Tempo de descobrir e compreender, a partir das experiências, as direções e significados do morar, vestir e viver.
Uma jornada transformadora!
Comments