Moda é sempre um convite a olhar adiante e a descobertas, é movida pelo novo e a mudança é sua essência, assim como a efemeridade, as transformações e as inovações.
O fascínio do presente é reflexo do seu tempo, mas também de sua história.
A evolução e as mudanças da moda, revelam as transformações da própria sociedade. E isso é desafiador e encantador, confesso!
Há muitos anos escolhi me dedicar ao estudo e projetos que envolvam a história e a cultura de moda, pela relevância do assunto e pela forma instigante do seu continuo movimento. Movimentos que precisam de análise para compreender e ampliar caminhos. Estudos que requerem bases importantes, entre elas a história.
A possibilidade de mergulhar no passado é permitir-se desvendar uma série de códigos, personagens, momentos, cenários, contextos, estilos, pessoas que nos mostraram através do vestir a tradução do seu tempo. Criatividade, inovações, ousadias, rupturas e desafios marcam a grande jornada da humanidade. A leitura a partir dessas informações nos levam a inúmeras reflexões e conexões, como base fortalecida e indispensável para olhar em frente.
O ano de 2024 começa intenso com os movimentos da moda, principalmente com a agitação natural pelos lançamentos das coleções em eventos e desfiles. Em meio a tantas mudanças e da velocidade com que tudo acontece, torna-se cada vez mais importante a curadoria de conteúdos e escolha das informações. Você está preparado?
Moda requer estudo, observação aguçada, vivência, sensibilidade, curiosidade e mente aberta ao novo. A moda ganhou meu coração pela forma como eu a vejo e a compreendo entre seus tantos ângulos possíveis. As narrativas que se apresentam e se desenvolvem são incríveis e aprender a ver a partir delas é algo transformador. Independente da sua área de atuação, no segmento moda, esse é um estudo importante, e digo mais, fundamental.
O vestir como expressão do seu tempo somadas ao valor e significado desse momento compreendem o Zeitgeist.
Ao compreendermos isso, compreendemos o que significa a moda como extensão do eu, como comunicação, como cultura!
Vamos juntos fortalecer a cultura de moda?
Comments